A METANOR – Metanol do Nordeste S.A. foi fundada em 1969 e iniciou a produção de metanol em Camaçari em 1976. Com o objetivo de substituir a importação de alguns derivados do metanol, foi criada em 1979 a subsidiária COPENOR.

A COPENOR COMPANHIA PETROQUÍMICA DO NORDESTE iniciou suas atividades produtivas em 1979, tendo como meta principal substituir importações de alguns derivados do Metanol, que até então só chegavam ao país através de importações.

Em junho de 1984, a COPENOR teve seu controle acionário adquirido pela METANOR, através da compra de 22,72% das ações detidos pelo grupo japonês (Mitsubishi Gás Chemical).

Com isto, a empresa tomou novo impulso, partindo para investimento na modernização de seus equipamentos, no aumento da capacidade de produção e na ampliação do leque de produtos oferecidos ao mercado junto com a METANOR. O metanol e seus derivados são importantes matérias-primas ou insumos para os segmentos de biodiesel, chapas acrílicas, indústria têxtil, papel e celulose, aditivo de combustíveis, herbicidas para a agricultura de soja transgênica, resinas de tintas e vernizes, resinas de madeira, indústria de couro/curtumes, componentes automotivos como lonas, pastilhas de freios, embreagens, produtos de borracha etc.

A atuação da COPENOR no setor, além de propiciar vantagens para as indústrias nacionais, como pontualidade na entrega e qualidade dos produtos, representa para o país uma economia de divisas.

Em novembro de 2004, a METANOR transferiu integralmente suas operações para a COPENOR, permanecendo apenas como empresa holding cujo controle acionário é compartilhado pela Petrobras e Dexxos Participações, ambas com metade das ações ordinárias da empresa.

Atualmente, após a paralização da planta de metanol em 18 de julho de 2016, a COPENOR passou a utilizar o metanol de origem importada para as suas linhas de produção de formaldeído e hexamina em Camaçari, através de contrato de exclusividade com grande produtor internacional, garantindo ainda o suprimento dos seus clientes de metanol no Nordeste.