MONOPENTAERITRITOL - Informações Técnicas

Apresentação

Apresenta-se na forma de pó cristalino, branco, não higroscópico e inodoro, pouco solúvel em água (55 g/l a 15ºC), álcoois e insolúvel em benzeno, tetracloreto de carbono.

O Monopentaeritritol contém uma estrutura cujos quatro grupos metilóis estão simetricamente arranjados em torno de um átomo central. O alto ponto de fusão do composto, sua baixa solubilidade e a alta reatividade dos seus quatro grupos hidroxila são funções da estrutura compacta e simétrica da molécula. A configuração estrutural e a funcionalidade do Monopentaeritritol, contendo quatro hidroxilas primárias, o transformam num membro único da família dos polióis, apresentando facilidade de reação e conferindo aos seus derivados maior resistência ao calor, à luz e à umidade.

Aplicações

Resinas

Grande parte do Monopentaeritritol é aplicada na produção de resinas alquídicas, utilizadas na formulação de tintas e vernizes, conferindo-lhes melhor aderência, boa velocidade de secagem, durabilidade, resistência à umidade, ao calor e à luz, estabilidade de cor e maior brilho. As resinas produzidas com Monopentaeritritol possuem baixa redução de viscosidade com sua diluição. O Monopentaeritritol melhora sensivelmente as características dos ésteres do tall oil, assim, vernizes produzidos com estes ésteres apresentam maior velocidade de secagem e maior resistência à água e álcalis. Além disto, o Monopentaeritritol também é utilizado na produção de resinas de poliéster, resinas fenólicas e maleicas.

Óleos sintéticos e secantes

O Monopentaeritritol apresenta excelente resultado quando utilizado na fabricação destes produtos,conferindo superior propriedade de secagem nas suas características de processamento e propriedade de filme. Quando comparados a óleos naturais, os ésteres de Monopentaeritritol polimerizam e secam com maior rapidez, contribuindo para a formação de filmes mais duros e de maior durabilidade.

Plastificantes e estabilizantes

Especialmente utilizado em compostos vinílicos, por sua excelente estabilidade ao calor e ao envelhecimento pela luz.

Aditivo para lubrificantes

O Monopentaeritritol é utilizado na produção de lubrificantes, especialmente aqueles que requerem alta estabilidade térmica, como aditivo para evitar a carbonização e inibir a corrosão das partes expostas à umidade. Os ésteres de ácidos graxos de Monopentaeritritol também são utilizados como lubrificantes, devido à sua resistência à altas temperaturas.

Explosivos

O Monopentaeritritol é utilizado para a produção do Tetranitrato de Pentaeritritol (PETN). Devido ao alto poder explosivo, o PETN é amplamente utilizado como explosivo militar e industrial. Ele é raramente empregado individualmente, porém, costuma ser usado como explosivo sólido secundário.

A Copenor reserva-se o direito de não comercializar este produto para aplicações em explosivos, quando isto infringir normas éticas ou legais do Brasil ou do país importador.

Especificação

1 - Identificação do produto

Nome do Produto:

MonoPentaeritritol

Fórmula Química:

C (CH2OH)4

Peso Molecular:

136,15

CAS Nº.:

115-77-5

Merck Index:

12, 7182

ONU Nº.:

Não classificado

EINECS:

204-104-9

Sinônimos Comuns:

2,2-Bis-Hidroximetil-1,3-Propanodiol, Monopentaeritritol, Tetrametilolmetano, Tetrakis-hidroximetilmetano.

2 - Propriedades químicas (valores de especificação)

As informações sobre especificação do produto devem ser consultadas com a área Comercial da Empresa.

3 - Propriedades físicas (informativas)

3.1

Temperatura de ebulição

276 ºC a 30mmHg

3.2

Temperatura de fusão

230 a 260 °C

3.3

Densidade (H2O=1 @ 15 ºC)

1,397

3.4

Densidade Aparente

720 Kg/m3

3.5

Pressão de Vapor (mmHg)

< 1 mm Hg a 20 ºC

3.6

Solubilidade (H2O)

1 g/ 18 ml H2O @ 15 ºC

3.7

Aparência e odor

Sólido, branco, sem odor.

4 - Embalagem

4.1

Saco de papel multifolhado 25 kg em pallets com 1250 kg

4.2

Big bag 500 kg

4.3

Big bag 1000 kg